Blog

Decisão Judicial: Banco e Seguradora Condenados por Danos Morais

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou um recurso extraordinário de um banco e uma seguradora que questionavam uma decisão condenatória por danos morais a um consumidor. O caso envolveu a falsificação da assinatura do consumidor em um contrato de seguro de acidentes, resultando em cobranças indevidas em sua conta bancária.

A 1ª Turma Recursal do TRF-1 reconheceu a fraude após análise pericial da assinatura. O relator destacou que a situação causou prejuízo e “desvio produtivo do consumidor”, justificando a reparação moral. Porém, o valor inicialmente fixado foi considerado exagerado e reduzido para R$ 6 mil.

O STF rejeitou os argumentos do banco e da seguradora, afirmando que o julgador não precisa se manifestar sobre todos os argumentos apresentados, desde que fundamente suficientemente suas razões, o que ocorreu no caso. A corte também considerou que a violação a princípios infraconstitucionais não implica ofensa direta à Constituição.

 Você gostou da notícia? Compartilha com os amigos e possíveis interessados!

Fonte: Barroso rejeita recurso e mantém condenação por fraude em contrato (conjur.com.br)


Administração Pública Ação de Improbidade Compras Públicas Constituição Federal Contratos Contratos Públicos Corte Especial Corte Superior Covid-19 CPC Crime Digital Crimes Cibernéticos Código Civil Código de Processo Civil Dados Pessoais Direito Digital Estado do Paraná Fraudes Digitais Improbidade Administrativa Internet Segura Jurisprudência Legal Opinions LGPD Licitação Licitações Ministério Público Nova Lei de Licitações Palestras Poder Judiciário Poder Público Processo Civil Proteção de Dados Recurso especial Recursos Especiais Segurança Digital Servidor Público STF STJ Superior Tribunal de Justiça Supremo Tribunal Federal TCE-PR TCU Tribunal de Contas Tribunal de Contas PR Vazamento de Dados

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao acessar o site, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.