Blog

STJ definirá marco inicial do prazo recursal

Em julgamento sob o rito dos repetitivos, a Corte Especial do STJ irá definir o marco que dá início a contagem dos prazos recursais nos casos de intimação eletrônica e de publicação no Diário da Justiça eletrônico (DJe). Os recursos representativos da controvérsia – Resp 1.995.908/DF e REsp 2.004.485/SC – são de relatoria do ministro João Otávio de Noronha e a questão foi cadastrada como Tema 1.180 na base de dados do tribunal. 

No caso concreto do REsp 1.995.908/DF, a empresa recorrente arguiu que, como possuía credenciamento para receber intimações em portal eletrônico próprio, não era cabível entender a data da publicação no DJe como termo inicial da contagem do prazo recursal. O Ministro Relator afirmou que o tema já foi objeto de diversos julgados no tribunal, e que o entendimento anterior era de prevalência do prazo do DJe sobre o portal eletrônico. Todavia, a jurisprudência recente caminha no sentido contrário, entendendo que deve preponderar a intimação feita pelo portal eletrônico. 

Segundo informações do próprio site do STJ, o ministro Noronha não considerou necessária a suspensão dos processos que possuem o mesmo tema controverso, pois há gama suficiente de orientações jurisprudenciais no tribunal, inclusive advindas da própria Corte Especial.

O escritório RLLAW é notoriamente reconhecido na área de Direito Processual Civil. Tem alguma dúvida ou demanda, entre em contato conosco.

Administração Pública Contratos Contratos Públicos Covid-19 Código Civil Código de Processo Civil Improbidade Administrativa Legal Opinions LGPD Licitações Ministério Público Nova Lei de Licitações Poder Judiciário Proteção de Dados Segurança Digital STF STJ TCE-PR TCU Tribunal de Contas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao acessar o site, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.