Blog

Herdeiro não precisa justificar ação autônoma de prestação de contas em inventário

A Terceira Turma do STJ decidiu que o herdeiro tem o direito de propor uma ação autônoma de prestação de contas no contexto do inventário, sem que isso altere a natureza da relação jurídica entre ele e o inventariante. O direito do herdeiro em exigir e o dever do inventariante de prestar contas no inventário são estabelecidos por lei.

Assim, o herdeiro não está obrigado a fornecer detalhes minuciosos sobre os motivos pelos quais requer as contas. A ministra relatora do caso esclareceu que, apesar do CPC estipular um procedimento específico para esse tipo de demanda, o fato de o herdeiro ter solicitado a prestação de contas em outro processo judicial não altera a relação jurídica entre as partes.

Fonte: STJ Notícias


Administração Pública Ação de Improbidade Constituição Federal Contratos Contratos Administrativos Contratos Públicos Corte Especial Corte Superior Covid-19 CPC Crime Digital Código Civil Código de Defesa do Consumidor Código de Processo Civil Dados Pessoais Direito Digital Dívidas Fraudes Digitais Improbidade Administrativa Internet Segura Legal Opinions Lei de Proteção de Dados LGPD Licitação Licitações Ministério Público Nova Lei de Licitações Paraná Poder Judiciário Poder Público Processo Civil Proteção de Dados Recurso especial Segurança Digital Servidor Público STF STJ Superior Tribunal de Justiça Supremo Tribunal Federal TCE-PR TCU TJ/SP Tribunal de Contas Tribunal de Contas PR Vazamento de Dados

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao acessar o site, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.