Blog

Solidariedade entre corréus em ação de improbidade administrativa

Em conformidade com o Tema 1213/STJ, é indispensável compreender que, para fins de indisponibilidade de bens, os corréus na ação de improbidade administrativa são tratados solidariamente. Isso significa dizer que a constrição patrimonial deve recair sobre todos os envolvidos, sem divisão em quota-parte.

A conclusão foi proferida pela 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, que estabeleceu uma tese sob o rito dos recursos repetitivos. Este enunciado será vinculante para a análise do tema pelas instâncias ordinárias e resulta da interpretação do artigo 16, parágrafo 5º, da Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.492/1992), alterado pela nova LIA (Lei 14.230/2021).

Nesse contexto, o bloqueio de bens determinado pelo juiz não pode exceder o montante estabelecido, evitando-se que a medida corresponda ao débito total individual de cada corréu, pelo menos até a instrução final do processo, momento em que se delimita a responsabilidade de cada um dos réus individualmente.

O escritório RLLAW é notoriamente reconhecido na área de Direito Administrativo. Tem alguma dúvida ou demanda, entre em contato conosco!


Administração Pública Ação de Improbidade Constituição Federal Contratos Contratos Administrativos Contratos Públicos Corte Especial Corte Superior Covid-19 CPC Crime Digital Código Civil Código de Defesa do Consumidor Código de Processo Civil Dados Pessoais Direito Digital Fraudes Digitais Improbidade Administrativa Internet Segura Jurisprudência Legal Opinions Lei de Proteção de Dados LGPD Licitação Licitações Ministério Público Nova Lei de Licitações Poder Judiciário Poder Público Prescrição Processo Civil Proteção de Dados Recurso especial Recursos Especiais Segurança Digital Servidor Público STF STJ Superior Tribunal de Justiça Supremo Tribunal Federal TCE-PR TCU Tribunal de Contas Tribunal de Contas PR Vazamento de Dados

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao acessar o site, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.