Blog

Competência do juízo da execução fiscal em recuperação judicial

A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deliberou, por maioria, que é competência do Juízo da execução fiscal determinar o bloqueio de valores pertencentes a empresas em recuperação judicial. Esta decisão veio após um conflito de competência entre o juízo de direito da 20ª Vara Cível de Recife e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Após a aprovação e homologação do seu plano de recuperação pelo Juízo recuperacional, uma empresa se tornou ré em uma execução fiscal movida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), buscando recuperar uma dívida de aproximadamente R$ 30 milhões. Mesmo com a discussão sobre a existência da dívida, o juízo da 33ª Seção Judiciária Federal de Pernambuco determinou o prosseguimento dos atos executivos, resultando no bloqueio de cerca de R$ 60 mil em conta bancária. A empresa, então, buscou tutela de urgência perante o juízo da recuperação judicial, que deferiu liminar para o desbloqueio imediato, gerando posteriormente um agravo de instrumento provido pelo TRF5.

No STJ, a empresa alegou a competência exclusiva do juízo da recuperação para decidir sobre disputas envolvendo seu patrimônio, especialmente atos constritivos que podem prejudicar seu funcionamento. O ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, relator do processo, observou que a competência do juízo da recuperação diante das execuções fiscais se limita à determinação da substituição dos atos de constrição sobre bens de capital, conforme previsto na legislação vigente.

Acompanhe e curta nossas redes sociais!

Fonte: Execução fiscal contra empresa em recuperação judicial (stj.jus.br)


Administração Pública Ação de Improbidade Constituição Federal Contratos Contratos Administrativos Contratos Públicos Corte Especial Corte Superior Covid-19 CPC Crime Digital Código Civil Código de Defesa do Consumidor Código de Processo Civil Dados Pessoais Direito Digital Fraudes Digitais Improbidade Administrativa Internet Segura Jurisprudência Legal Opinions Lei de Proteção de Dados LGPD Licitação Licitações Ministério Público Nova Lei de Licitações Poder Judiciário Poder Público Prescrição Processo Civil Proteção de Dados Recurso especial Recursos Especiais Segurança Digital Servidor Público STF STJ Superior Tribunal de Justiça Supremo Tribunal Federal TCE-PR TCU Tribunal de Contas Tribunal de Contas PR Vazamento de Dados

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao acessar o site, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.