Blog

Contrato de eficiência na nova lei de licitações

O contrato de eficiência é um mecanismo previsto na Nova Lei de Licitações (Lei n. 14.133/2021) que permite que a Administração Pública contrate um particular para executar um serviço cujo produto será uma redução nas suas despesas correntes, sem que isso comprometa a oferta ou a qualidade do serviço que é ofertado a população. 

O objetivo deste tipo de contrato é a redução das despesas correntes, gerando economia as cofres públicos. Por outro lado, o contratado é remunerado apenas quando houver comprovação do resultado, sendo que a remuneração é calculada com base no percentual sobre o valor economizado pelo ente público.

O contrato de eficiência deve ser feito através de licitação, e o critério de julgamento dá-se pelo maior retorno econômico, considerando a maior economia aos cofres públicos. Os licitantes devem apresentar propostas quanto ao trabalho a ser realizado, bem como seu preço. Em relação à execução do contrato, o licitante deve detalhar os bens, serviços ou obras, com seus respectivos prazos  de entrega, fornecimento e realização e ainda estimativa de economia. Além disso, deverá apresentar cada etapa expressa em unidade de medida associada a obra ou unidade monetária nos casos de bens e serviços.

Se o vencedor do certame não cumprir a proposta, ou seja, não gerar a economia prevista no contrato, a diferença é descontada da remuneração do contratado, sendo possível ainda imposição de sanção a depender da diferença entre a economia contratada e a efetivamente obtida. Apesar de ter um potencial administrativo vantajoso, visto a capacidade gerencial por parte da Administração Pública, além da economia efetiva para o erário, são poucos os gestores que conhecem o mecanismo do contrato de eficiência.

Ficou interessado e quer saber mais? O escritório RLLAW é notoriamente reconhecido na área de Direito Administrativo. Tem alguma dúvida ou demanda, entre em contato conosco!

Administração Pública Contratos Contratos Públicos Covid-19 Código Civil Código de Processo Civil Improbidade Administrativa Legal Opinions LGPD Licitações Ministério Público Nova Lei de Licitações Poder Judiciário Proteção de Dados Segurança Digital STF STJ TCE-PR TCU Tribunal de Contas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao acessar o site, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.