Blog

⚖️ STF suspende execução de dívida da Embrapa e reafirma regime de precatórios 

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) trouxe importantes reflexões sobre a forma de pagamento de dívidas de empresas públicas, como a Embrapa.

🔑 Um agricultor processou a Embrapa após adquirir 1.750 mudas de coqueiros, mas apenas 347 correspondiam ao tipo comprado. A empresa foi condenada a pagar indenização pelos danos causados. No entanto, a Justiça Federal determinou a execução da dívida sem seguir o regime de precatórios, que é a forma constitucional de pagamento de dívidas do poder público.

📜 O regime de precatórios é a forma prevista pela Constituição Federal para que o poder público quite suas dívidas judiciais, através da inclusão dos valores no orçamento. A decisão da Justiça Federal contrariava esse entendimento, o que levou a Embrapa a recorrer ao STF.

🛑 O ministro no exercício da Presidência, suspendeu a execução da dívida, reforçando que empresas públicas federais como a Embrapa, que prestam serviços públicos essenciais e não exploram atividades econômicas, devem seguir o regime de precatórios para o pagamento de suas dívidas.

⚖️ A decisão impacta diretamente no tratamento das dívidas das empresas públicas federais, garantindo que o processo seja conduzido de acordo com as normas constitucionais e evitando prejuízos irreparáveis.

O escritório RLLAW é notoriamente reconhecido na área do Direito Empresarial. Tem alguma dúvida ou demanda, entre em contato conosco!

Fonte: Fachin suspende cobrança de dívida da Embrapa sem precatórios


Administração Pública Ação de Improbidade Constituição Federal Contratos Contratos Administrativos Contratos Públicos Corte Especial Corte Superior Covid-19 CPC Crime Digital Código Civil Código de Defesa do Consumidor Código de Processo Civil Dados Pessoais Direito Digital Dívidas Fraudes Digitais Improbidade Administrativa Internet Segura Legal Opinions Lei de Proteção de Dados LGPD Licitação Licitações Ministério Público Nova Lei de Licitações Paraná Poder Judiciário Poder Público Processo Civil Proteção de Dados Recurso especial Segurança Digital Servidor Público STF STJ Superior Tribunal de Justiça Supremo Tribunal Federal TCE-PR TCU TJ/SP Tribunal de Contas Tribunal de Contas PR Vazamento de Dados

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os comentários estão desativados.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao acessar o site, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.